Ação mobiliza ilheenses para o combate ao trabalho infantil

Dia Mundial lembrado com ações populares
Secom/Gidelzo Silva

Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) fizeram uma mobilização na manhã da última sexta-feira, dia 13, na Central de Abastecimento do Malhado, com o objetivo de convocar os ilheenses para o combate ao trabalho infantil. A ação foi promovida pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em atenção ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho.

Durante o evento, foram disponibilizados materiais informativos para a população, além de explanações sobre o trabalho e infantil e das maneiras de combatê-lo. Também houve distribuição de brindes. Ainda, os técnicos do serviço orientaram crianças e adolescentes, pais e demais transeuntes sobre as penalidades às pessoas que exploram o trabalho infantil, além de problemáticas socais entorno da prática. 

O SCFV oferece a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atividades de resgate da autoestima, oficinas de arte, dança e cultura e esportes. O serviço também promove ações voltadas para estimular a vivência e troca de experiências com mulheres, gestantes e idosos.

Atualmente o jovem pode trabalhar a partir de 16 anos em empresas que estejam cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego e obedeçam as determinações da Lei 10.097/2000. Antes dessa idade, o menor não pode trabalhar e muito menos realizar atividades insalubres.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em setembro de 2013, 168 milhões de crianças ainda persistem na condição de explorados em todo o mundo, ou seja, 11% de toda a população infanto-juvenil, estimando-se que a metade deles, que corresponde a 85 milhões, encontram-se nas piores formas de trabalho infantil.